Yahoo! Meme – O clone do Twitter em Português

15/05/2009

em Novas Tecnologias

A Yahoo! lançou um clone do Twitter em Portugês – O Yahoo! Meme. De acordo com o blog de David Ruiz, a Yahoo está a convidar os utilizadores a testarem a versão alfa de um concorrente directo ao Twitter em Português do Brasil. Na página podemos ler “Achou o novo hit da Internet? Descobriu coisas Legais? Manda pro Meme.” e ainda conta com uma nova Mascote para Yahoo Meme: É um cão em vez do pássaro e da baleia(!) do Twitter. Um “meme” na Internet é popularmente conhecido como o conteúdo que é tocada e conhecido por todos. 

O termo “meme” foi criado por Richard Dawkins em seu livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta), de 1976. Dawkins e outros cientistas após ter identificado o meme como um fragmento de cultura ou comportamento que é replicado no cérebro de forma semelhante ao que acontece com os genes em biologia.

É evidente que o termo “meme”, como usamos aqui, é uma adaptação livre e expandida do seu sentido científico estrito, mas não foge da essência da idéia.

Yahoo Meme parece ser um clone exacto do Twitter – uma rede social e servidor para microblogging. Depois de anexar um nome de utilizador ao seu meme, é permitida uma descrição pessoal com um mínimo de 100 caracteres. Semelhante ao Twitter, o utilizador pode pesquisar outros membros e siguir outros. Pode escrever texto e incluir links para fotos, vídeo e música, e tal como no Twitter, estamos restritos a mensagens com apenas 140 caracteres. Ruiz escreve que a pesquisa no Yahoo Meme é ainda limitada. 

Talvez admiração transformou-se em inveja e a Yahoo decidiu investir no seu próprio serviço de microblogging serviço… Lá temos nós de fazer uns Memesss.

yahoo-meme

meme-yahoo

 

Artigo anterior:

Próximo artigo: