Windows 7 com “Windows XP Classic Environment”

26/04/2009

em Informática e Computadores,Novas Tecnologias

Foi anunciado ontem uma nova funcionalidade de virtualização para o Windows 7. Os utilizadores do novo sistema operativo poderão utilizar programas desenvolvidos especificamente para Windows XP em “modo virtual” (XPM, ou Windows XP Mode). É uma tecnologia semelhante ao “Classic Environment” da Apple, utilizada durante a transição do Mac OS 9.x para o Mac OS X.

O novo processo é baseado no Microsoft Virtual PC 7, sistema utilizado em tempos nos computadores da Apple, que dava a possibilidade de executar o Windows nos Macs PowerPC.

Qualquer sistema de virtualização é mais lento que a execução de software em modo nativo. A grande aposta da Microsoft é confortar os utilizadores empresariais na migração para o novo sistema operativo, garantindo a máxima compatibilidade de software, e evitar novos downgrades para o XP, como acontece actualmente com o Windows Vista.

É uma funcionalidade gratuita para as versões Windows 7 Professional, Enterprise e Ultimate. A versão Windows 7 Release Candidate já inclui esta funcionalidade.

classic-environment-xp

[Via: OSNews]

Artigo anterior:

Próximo artigo: