Quais as vantagens da Televisão Digital Terrestre – TDT?

30/04/2009

em Novas Tecnologias,Telecomunicações

A Televisão Digital Terrestre é um meio de transmissão televisiva que disponibiliza melhor qualidade de imagem e som, com possibilidade de emitir em alta definição. A TDT tem como objectivo substituir as actuais emissões aéreas analógicas, e oferecer a todos os Portugueses as novas Tecnologias de Teledifusão Terrestre. Não se assuste se sua TV está “utrapassada”, porque caso o seu televisor não esteja equipado com um sintonizador digital compatível que permita a recepção directa do sinal digital com a norma portuguesa de TDT,  apenas terá de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.

A TDT  é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”), permitindo uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – encerrar – da actual transmissão analógica.

A Televisão Digital Terreste, ou TV digital, utiliza um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, audio e sinais de dados para os aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim a transmissão e recepção de maior qualidade e quantidade de conteúdo por uma mesma frequência ou canal, atingindo o alvo de alta qualidade na imagem (HD – Alta Definição).

Inovações tecnológicas da TDT:

  • Resolução de imagem – Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080 linhas com o padrão HDTV.
  • Novo formato da imagem – Utilizam o formato 16:9, mais próximo do formato panorâmico.
  • Qualidade do som – Com a TV digital, passará a seis canais (padrão utilizado por sofisticados equipamentos de som).
  • Sintonia do Sinal sem fantasmas – A TV digital irá possibilitar a sintonia do sinal sem a presença de fantasmas com qualidade de áudio e vídeo ausentes de ruídos e interferências.
  • Interatividade – O utilizador pode interagir livremente com os dados que ficam armazenados no seu receptor. O recebimento das informações ocorre via ar, mas o retorno à central de transmissão dá-se pelo telefone ou ADSL.
  • Gravadores Digitais Incluídos nos Receptores ou Conversores – Alguns receptores ou conversores poderão incorporar gravadores digitais de alto desempenho (semelhantes a discos rígidos utilizados nos computadores) onde poderão armazenar muitas horas de gravação, permitir que o utilizador escolha o programa que quer visualizar e à hora que desejar.

Meios de Transmissão

Assim como a televisão analógica convencional, o sinal digital pode viajar por diferentes meios.

  • Terrestre – Transmitido por ondas de radiofrequência, os sinais digitais são transmitidos no ar e necessitam de antenas e receptores apropriados para a sua recepção.
  • Satélite – Transmissão de sinais digitais para antenas parabólicas específicas, denominado de banda C digital sem custos financeiros para a recepção.
  • Cabo – Utiliza redes de cabo convencionais CATV para transmitir os sinais digitais que chegam à casa do assinante via operadoras de televisão por assinatura.

Televisores 100 % compatíveis (Plasma ou LCD da nova geração):

  • HD Ready com DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264
  • Full HD com DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264

Apenas terá de comprar um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um equipamento que permita a recepção directa do sinal digital compatível com esta norma.

A Portugal Telecom aconselha a procura do símbolo de compatibilidade com a norma de TDT portuguesa em todos os equipamentos.

Possuindo uma antena UHF instalada e um descodificador compatível, basta ter a antena orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e sintonizar os seus equipamentos para o digital, utilizando a sintonia automática do seu equipamento ou, caso prefira, sintonizando o seu descodificador no canal 67 da banda UHF se estiver em Portugal continental ou na Região Autónoma da Madeira, ou no canal 61 na Região Autónoma dos Açores.

tdt-televisores

Artigo anterior:

Próximo artigo: