Lucros da Microsoft caem pela primeira vez em 23 anos

24/04/2009

em Negócios e TI

microsoftA Microsoft informa que as vendas caíram pela primeira vez em 23 anos! Não é uma novidade totalmente surpreendente, dado o estado da economia mundial. De acordo com os números apresentados pela empresa, as vendas caíram 6 por cento relativamente ao ano anterior, e o lucro líquido global teve uma queda ainda mais acentuada, caindo 32 por cento. Os números são significativos, mas o mais interessante é a justificação que a Microsoft apresentou para a origem dessas perdas: Netbooks.

Aparentemente, no meio de uma desaceleração global do mercado, os consumidores estão efectivamente a comprar o mais barato, especialmente quando se trata de tecnologia, o que coloca a empresa de Redmond numa linha bastante inferior.

Relatórios da CNN sugerem que a presença do Linux nos pequenos dispositivos contribuíram para uma queda nos lucros, no entanto é bem mais provável que a combinação de um mercado em terrível depressão, somando o indesejado Windows Vista e a grande popularidade do Windows XP nos sistemas de baixa potência, provavelmente tudo esteja mais relacionado com a queda nas margens de lucro.

Obviamente que panorama não é assim tão negativo, e nada disto irá tecnicamente afectar a Microsoft, apenas poderá servir como uma espécie de chamada de atenção, e por ser a maior empresa da área não garante que tudo se mantenha como nos anos anteriores.

Artigo anterior:

Próximo artigo: