GeoCities encerra após 10 anos de actividade

24/04/2009

em Internet e Web,Negócios e TI

A Yahoo! anunciou o encerramento progressivo do GeoCities até o final deste ano. A partir do dia 23 de Abril, o sistema não aceita novas inscrições.

A Yahoo! tem vindo lentamente a encerrar alguns serviços do género. Em janeiro, a empresa anunciou que iria “desligar” o Yahoo! Brifcase, um excelente arquivador de dados on-line, serviço que há 10 anos foi considerado um dos melhores, oferecendo 30MB de armazenamento, e que desde então não foi mais actualizado até ao seu encerramento. Hoje a Yahoo! martela os pregos no caixão da GeoCities, um serviço de alojamento web sites, e que não também não fora actualizado desde a sua aquisição.

Yahoo! GeoCities já parou de aceitar novas contas, mas as páginas existentes não serão encerradas até ao final este ano. A empresa não tem planos futuros para oferecer gratuitamente serviços de hospedagem, e de imediato não oferece forma simples de migração de dados, apenas sugeriu futuras melhorias para clientes com contas de web hosting pagas.

GeoCities pertencia ao portal Starmedia, e foi adquirido pela empresa norte-americana em 1999. Era um serviço que permita ao internauta criar gratuitamente um site. Oferecia imensos recursos, desde carregamento de ficheiros FTP, editor de páginas online, 15 MB para guardar ficheiros ou imagens, editor de HTML que permitia importar páginas do próprio editor Web (!FrontPage).

yahoo-geocities

Artigo anterior:

Próximo artigo: