FocusWriter – O editor de texto para os mais distraídos

24/05/2009

em Hardware e Software

Por vezes é difícil nos concentrarmos para escrever alguma coisa, quer se trate de um importante e-mail, uma longa agenda entrada, ou de um relatório para a escola ou para o trabalho. É tão fácil nos destrair-mos-nos com a chegada de um e-mail, mensagens instantâneas ou com o Twitter. Há uma série de processadores de texto e editores concebidos para nos livrar de distracções, bloqueando tudo excepto a escrita de palavras. Por exemplo, Dark Room ou Writespace para o Windows, não mostram nada para alem de um ecrã com preto e texto verde, dando-lhe o aspecto da velha matriz utilizada nos primeiros computadores com ecrã monocromático, mas de facto na época não havia grandes distractores… não sei se é bom ou mau mas por outro lado proporcionavam mais concentração.

Caso prentenda algo um pouco mais modernos e sofisticado, com mais alguns comandos e funcionalidades, talvez queira testar o FocusWriter. Por padrão, FocusWriter abre em modo de ecrã inteiro, mas caso leve o rato sobre o topo do ecrã, a barra de ferramentas irá surgir permitindo que saia do modo fullscreen, podendo inclusive ajustar as suas preferências, gravar, renomear, ou imprimir um documento. 

focuswriter-image

FocusWriter não é propriamente um poderoso processador de texto como o Word, Pages ou OpenOffice. Não existe corretor ortográfico e não permite qualquer formatação. Você não pode animar, embeggin, ou centro texto. Tudo o que pode fazer é escrever. O FocusWriter é uma excelente ferramenta caso seja um escritor, blogger, jornalista ou se simplesmente precisa de concluir o seu trabalho sem que nada o destraia. É gratuito e existe versões para Mac e Windows. Para Mac, também existe o WriteRoom, como alternativa comercial ao FocusWriter, e mais completo que este.

focuswriter2

Artigo anterior:

Próximo artigo: