Exemplos de utilização do comando zip em Linux

13/07/2010

em Linha de comando,Ubuntu

Os seguintes exemplos, ilustra a utilização básicas em linha de comandos e em Linux, do comando ZIP para compactar ficheiros ou directorias em arquivos, regularmente também nos referimos a tal tipo de ficheiro como “zipado”. O comando ZIP permite a transferência de ficheiros entre sistemas operativos, com recurso à utilização de menos espaço que regularmente seria utilizado.
Vamos agora aos exemplos práticos mais comuns;

# zip ficheiro.zip fich1 fich2 fich3

Este comando permite criar o ficheiro comprimido ficheiro.zip na mesma directoria, que contém uma cópia dos ficheiros fich1, fich2 e fich3.

# zip ficheiro.zip *

Este comando cria um ficheiro comprimido ficheiro.zip na mesma directoria, de todos os ficheiros da directoria. Note que os ficheiros começados por “.” não estão incluidos.

# zip ficheiro.zip .* *

Esta variante do comando anterior, permite guardar também os ficheiros começados por “.”. Note que sub-directorias não serão compactadas.

# zip -r ficheiro.zip

Este, comprime todos os ficheiros da directoria corrente, incluindo todas as sub-directorias para ficheiro.zip.

# zip -r ficheiro.zip fotos

Na directoria actual, este comando, comprime a sub-directoria fotos para o ficheiro.zip.

# zip -r ficheiro.zip /home/maria/fotos/2010

Este comando cria o ficheiro.zip compactado e na directoria actual, com o conteúdo da sub-directoria /home/maria/fotos/2010.

O comando zip é complementado com o comando unzip, que permite descompactar um ficheiro com a extensão .zip e a sua utilização básica pode ser resumida no comando

# unzip ficheiro.zip

Para uma utilização avançada, execute na sua linha de comandos;

# man zip

para o comando ZIP e

# man unzip

para o comando UNZIP

Artigo anterior:

Próximo artigo: