Converter Videos VHS para formato Digital [Actualização]

15/06/2010

em Como Fazer,Diário

Na sequência do artigo Como passar de vhs/cam/tv para AVI com o AVerMedia DVD EZMaker USB Gold, foram efectuados vários testes de forma a melhorar a qualidade da conversão para formato digital e dessa forma surge este artigo, de forma de actualização do que deve ser feito.
Para obter uma melhor qualidade de imagem , utilize uma cassete de limpeza de cabeças do leitor VHS (ou outro), no caso de estar a utilizar um equipamento que utilize cassetes. Neste caso, utilizámos um produto Philips para tal operação;

Após alguns testes, o programa com que obtemos os melhores resultados, foi o Cyberlink PowerDirector. Poderá efectuar o download do programa de demonstração na página de transferência do PowerDirector.

Instale e prima “Try Now”

Depois dos equipamentos ligados e o programa Power Director instalado, para fazer a captura de imagem (neste caso, com um leitor de vídeo VHS), prima o botão “capture”.

De seguida, inserir a cassete no leitor de vídeo e premir no “play“. No programa, para iniciar a gravação, prima “record

Após a gravação, prima novamente em “Record” para terminar a gravação

Este programa permite também ajustar a qualidade de imagem, bastando para tal, premir no botão “Edit” do programa Power Director, ficando assim disponivel alguns botões que lhe vai permitir o ajuste de  imagem, de forma a ir de encontra à qualidade desejada.

Resumindo… com o programa CyberLink PowerDirecto 8, obtém-se uma considerável melhoria de imagem, no entanto, quem pretende passar de VHS para imagem digital para visualizar numa televisão HD, irá sempre detectar um “pixelar” da imagem, isto, porque a qualidade das cassetes VHS não é a melhor, além que os anos também podem deteriorar as cassetes, mas, afinal, é para guardar lembranças dos nossos pais em formato digital e que possamos relembrar.

Artigo anterior:

Próximo artigo: