Apple desenvolve os próprios chips

30/04/2009

em Hardware e Software,Negócios e TI,Novas Tecnologias,Telecomunicações

O Wall Street Journal explorou os motivos pelos quais a Apple decidiu avançar no desenvolvimento dos próprios chips e componentes. A mudança estratégica foi revelada quando a Apple adquiriu em Abril de 2008 a P.A. Semi – empresa especialista no desenvolvimento de microprocessadores ARM e PowerPC. A notícia foi seguida de uma série de contratações de antigos funcionários da AMD, bem como ofertas de emprego on-line, onde procuram pessoal para testar o silício desenvolvido pela Apple. Steve Jobs disse inclusivamente que os engenheiros da P.A. Semi iriam especificamente desenvolver chips para a Apple, de modo a evitar fugas de conhecimento (NDA). O Wall Street Journal observa, no entanto, que a tendência da Apple é contrária à maioria das grandes empresas do ramo da informática e electrónica, que normalmente avançam com parcerias no desenvolvimento de componentes em virtude da redução de custos.

O objectivo da Apple é manter a vantagem competitiva, personalizando e concebendo os seus próprios chips, para alem de manter sigilo no desenvolvimento dos seus produtos. Alguns executivos da Apple já expressaram alguma preocupação ao ter de partilhar algumas informações com outros fornecedores e produtores.

A Apple é bem reconhecida pelo seu sigilo, mas ultimamente os segredos tem sido difíceis de guardar. O número de parceiros que trabalham e desenvolvem produtos para e com a Apple tem crescido. Por exemplo o iPhone, temos visto rumores provenientes das produtoras de componentes e chips, bem como das operadoras móveis que necessitam estar informadas antecipadamente sobre os próximos lançamentos.

apple-chip-pa-semi

Não está previsto que a Apple apresente novos produtos baseados em chips projectados e desenvolvidos internamente até ao próximo ano, mas é sabido que os planos da Apple na produção interna de chips passam por projectar uma forma de prolongar a durabilidade da bateria do iPhone e iPod Touch, assim como melhorar o processador gráfico para jogos e reprodução de vídeo em alta definição.

Artigo anterior:

Próximo artigo: