A nova consola Nintendo DSi

10/04/2009

em Jogos e Consolas

A Nintendo apresentou uma nova versão da consola portátil, a Nintendo DSi. Agora com duas câmaras, novas funções multimédia, e uma nova e elegante caixa. As novas capacidades de hardware podem ser utilizadas em futuros jogos, mas a verdadeira arma chama-se DSiWare, o novo serviço de distribuição digital da Nintendo.

A consola Nintendo Wii é a que mais se destaca nas vendas, mas a DS fica logo em 2º lugar nos gráficos de vendas. Em Dezembro passado, a Nintendo DS foi o primeiro sistema que vendeu 3 milhões de unidades em apenas um mês. Com a DS, a Nintendo já revelou ser o indiscutível rei dos jogos e das consolas portáteis.

A DSi é apenas uma nova revisão da DS que faz desaparecer o slot GBA, acrescenta novas funções multimédia e à tecnologia sem fios, exercendo também um acréscimo de 40 dólares no preço.

Não é propriamente um novo sistema, as DS Lites ainda serão vendidas, mas claramente a Nintendo quer que os jogadores se acostumem à ideia do sistema ser um ponto de venda para novos conteúdos. As novas câmaras ou as características multimédia são interessantes, mas o destaque aqui é principalmente os jogos on-line.

nintendo-dsi-console

Todo o equipamento passou por uma série de alterações estéticas. O plástico é agora fosco, e toda a unidade é muito mais sólida e pesada. A nova consola portátil parece um equipamento mais sério e menos “brinquedo” relativamente à anterior DS Lite. A DSi é 12% mais fina, e francamente, acaba por ser num todo melhor do que a anterior. O novo ecrã é um pouco maior, mas apenas se nota caso os dois sistemas estejam lado a lado, caso contrário provavelmente não irá notar qualquer alteração. A DSi tem uma pequena luz que mostra se está conectado à Internet.

Ao contrário da Wii, que até recentemente era limitada a 2GB SD cards. A excelente notícia é que a DSi suporta cartões SDHC out-of-the-box, podendo o utilizador instalar qualquer cartão com a capacidade máxima que encontrar. Mas fique ciente de que os backups de jogos em cartões SD não serão reproduzidos noutros sistemas.

O controle de volume é agora dois botões em vez de uma barra, e pode ajustar o brilho on-the-fly premindo Select e Volume para cima ou para baixo a qualquer momento, o que é perfeito para a conservação da vida útil da bateria ou de adaptação à mudança de condições. O botão Power foi movido para a frente da DSi, logo é necessário abrir a unidade para ligar ou desligar.

O DSi suporta WPA2, sendo esta uma adição muito bem-vinda, mas jogos mais antigos não irão funcionar com o novo protocolo. Portanto, se quiser jogar online com um título mais antigo, é necessário alterar a configuração para WEP, o que é extremamente incómodo.

Enfim… são apenas algumas das características do pequena maravilha da Nintendo.

Artigo anterior:

Próximo artigo: